terça-feira, 19 de julho de 2011

Genesis por Rober Crumb




Especificações técnicas:

ISBN: 857616339x
ISBN-13: 9788576163398
Idioma: Livro em português
Encadernação: Encadernado
Dimensão: 27 x 21 cm
Edição: 1ª
Ano de Lançamento: 2009
Número de páginas: 216

Sinopse:
Ao longo dos séculos diversos artistas se dedicaram a ilustrar Gênesis, o livro inicial da Bíblia, aquele que conta a origem de tudo. Adão e Eva, Caim, Abel, Noé, Abraão, Sara, Jacó, José são dos personagens mais retratados em pinturas e esculturas. Agora, no século XXI, aquele que é considerado não só o maior quadrinista do planeta, mas, para muitos, o maior artista vivo do Ocidente, resolveu realizar sua obra máxima, uma versão em quadrinhos com o texto integral de Gênesis. Durante mais quatro anos, Crumb se dedicou a um estudo profundo nas pesquisas mais atuais a respeito do texto bíblico, à iconografia clássica e em um material fotografico imenso da chamada Terra Santa.


Eu nunca fui uma aficcionada por quadrinhos. Essa é uma paixão recém-descoberta, já que a minha intensa curiosidad começou pelas HQ do Manara e por Sandman, do Neil Gaiman.
No entanto, pelo fato de gostar de ler sobre religiões, como disse no post abaixo, fiquei intrigadíssima por ler Genesis por Robert Crumb. Ainda mais por ele ser famoso pelo estilo corrosivo, underground e pornográfico, além do fato de ser assumidamente gnóstico; para ele “a Bíblia não é a palavra de Deus. É a palavra dos homens”. “A ideia de milhões de pessoas tomando a Bíblia tão seriamente é totalmente louca”. E acrescentou: “A Bíblia não precisa ser satirizada. Ela já é totalmente louca”. E tudo isso só o levou a ser fiel ao Livro do Genesis. Criou uma depois de uma intensa pesquisa sobre os atuais textos bíblicos, a iconografia clássica e um imenso material fotográfico da Terra Santa. No entanto, foi depois de um sonho, que ele alega ter tido com Deus, que resolveu representá-lo da forma como esse se mostrou em sonho: de uma forma bem humana, representando-o como raivoso, vingativo e manipulador.
Confesso que tudo isso aguçou e muito a minha curiosidade por esse livro!




O Preço de ser diferente




Dados técnicos:
ISBN: 8585872896
ISBN-13: 9788585872892
Idioma: Livro em português
Encadernação: Brochura
Edição: 4ª
Ano de Lançamento: 2005
Número de páginas: 368

Sinopse:
Quando a sociedade estabeleceu um modelo de normalidade, criou uma guerra antropológica com a natureza humana. A diversidade natural é real e em torno dela age a funcionalidade da ecologia, que trabalha em favor do progresso de todos. Cada um de nós é único, com um temperamento original relativo às necessidades essenciais do progresso pessoal e coletivo.


Eu posso dizer que sou uma pessoa espíritualizada, espiritualista, mas que não segue nenhuma religião em específico. Gosto muito de ler sobre religião e procuro usar do que há de melhor em todas a que tenho acesso. Acredito que quando se visa o bem, o amor e a ajuda ao próximo,  desde que com total respeito a  individualidade e forma de pensar de cada um, é metade do caminho percorrido!
Mas se há um tipo de livro que eu gosto muito é de romances espíritas. Eles passam sua doutrina de uma forma tão natural e tranquila que é impossível ficarmos imunes, concordamos nem que seja com a parte moral da história.
Sempre li os livros psicografados pela Zíbia Gasparetto, mas sempre fiquei muito curiosa por ler esse livro, O Preço de ser diferente, psicografado pela Mônica de Castro.
Terminei-o essa semana e digo que gostei bastante. Ele fala do homossexualismo, e acho que deveria ser lido por todos, ainda mais pelo cunho moral, anti-preconceituoso, que nos ensina o quanto é importante valorizar o ser pelo que ele é, pois é único, e não apenas pelo que a sociedade, que é criada por pessoas que são passíveis de erros, julga e rotula como normalidade!
Mas eu só faço uma ressalva a esse e há quase todos os romances espíritas que li, os finais são sempre um tanto quanto bruscos, acredito que merecem o mesmo cuidado que se tem com todo o enredo.